O que é SAOS ? Saiba mais sobre a apneia do sono.

Conhecida pela sigla SAOS, a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono é considerada um problema de saúde pública por causar sonolência excessiva diurna e risco acentuado de acidentes de trânsito e de trabalho, além de ocasionar complicações cardiovasculares. Estudos recentes indicam que esta doença atinge cerca de 30% da população brasileira, porém, ainda é subdiagnosticada.

A SAOS caracteriza-se por episódios recorrentes de obstrução parcial ou total das vias aéreas superiores, durante o sono, apesar da manutenção dos esforços respiratórios. Os sintomas clínicos que melhor predizem a existência da doença são o ronco e as apneias presenciadas, observadas por terceiros.

Outros sintomas são: sono não reparador, alterações do humor e das funções cognitivas-déficits de atenção de concentração e de memória. A obesidade, a obstrução nasal, as anormalidades craniofaciais e as endócrinas atuam como fatores predisponentes, sendo mais também mais frequente no sexo masculino.

Uma série de doenças cardiovasculares é associada à SAOS, como hipertensão arterial sistêmica, insuficiência cardíaca, insuficiência coronariana, arritmias cardíacas, acidente vascular cerebral, dentre outros. Sabe-se que a apneia aumenta o risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais e que o seu tratamento eficaz pode reduzir este risco.

O estudo polissonográfico de noite inteira constitui o método diagnóstico de escolha para os distúrbios respiratórios do sono, complementado com exames físico, otorrinolaringológico e com questionários específicos. Outros exames são solicitados em casos selecionados.

O tratamento considerado padrão-ouro, na maioria dos casos, é o uso de pressão positiva contínua em vias aéreas (CPAP). O acompanhamento clínico e a adaptação ao uso desses aparelhos são muito importantes pois a não adesão ainda continua sendo um problema.

Em relação ao procedimento cirúrgico como tratamento principal ou adjuvante à adaptação ao CPAP, a Clínica Amélio Maia possui otorrinolaringologistas aptos a realizarem a cirurgia como a Dra. Mariana Maia com atuação na área de Medicina do Sono desde 2010 e o Dr. Amélio Maia.

Texto: Dra. Mariana Maia

Otorrinolaringologista, Membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e da Associação Brasileira do Sono