Uso de CPAP e COVID, o que devo saber?

O situação atual de aumento do número de casos de COVID-19 no Brasil exige maior atenção sobre o processo de contágio e transmissão do vírus.

“Os equipamentos de saúde que utilizamos em casa também merecem atenção no quesito higiene.

Assim, considerando o uso rotineiro de CPAP / BiPAP, a Associação Brasileira do Sono elaborou orientações para os usuários destes dispositivos.

Como higienizar a máscara e seus componentes?

A máscara exige uma limpeza diária, logo após o uso, enquanto que seus componentes devem ser lavados semanalmente. Evite o uso de produtos químicos que possam danificá-la dando preferência para um sabão neutro e água corrente. Lave com escova macia, enxague com água corrente e deixe todos os componentes secando sobre uma toalha limpa fora do alcance da luz solar.

Semanalmente faça uma solução de água morna, sabão neutro, mergulhe-a na solução e deixe de molho por 30 minutos e prossiga com a lavagem usual.

Como limpar o CPAP?

A superfície do aparelho deve ser limpa diariamente com um pano limpo umedecido com água e sabão ou pano limpo umedecido com álcool 70%. O mesmo deve ser realizado com o móvel que acomoda o dispositivo.

Posso utilizar o CPAP durante a pandemia?

Continue o tratamento, desinfete o equipamento e acessórios diariamente e consulte seu profissional de saúde para que possa receber orientações personalizadas. Lembre-se que uma boa noite de sono é importante para a sua saúde geral, inclusive a imunidade. Se você tiver um companheiro de quarto, avalie não usar o umidificador.

Observação: ao não utilizar o umidificador, lembre-se de desligar essa função para evitar que seu equipamento estrague.

Posso utilizar o CPAP se estiver com COVID?

Você deve continuar o tratamento utilizando as medidas de higiene citadas acima, porém, você deve ocupar um quarto separado para evitar a contaminação de outras pessoas pela disseminação de partículas. O ar que sai pela máscara pode espalhar o vírus no quarto durante o uso. Se o seu equipamento tiver o umidificador, você deve suspender o uso do componente”.

Qualquer dúvida, entre em contato com o médico. Estas orientações não substituem uma consulta.

 

Fonte: Associação Brasileira do Sono

Texto: Dra. Mariana Maia 

Otorrinolaringologista, Membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e da Associação Brasileira do Sono

Search

+