(31) 3292-8128 | (31) 3295-3105 | (31) 98484-3817

Rua Jaceguai, 208 - Sala 601
Bairro Prado
CEP 30411-040
Belo Horizonte - Minas Gerais

Ver localização
Temos estacionamento rotativo p/ clientes

Emissões Otoacústicas – Teste da Orelhinha

Emissões Otoacústicas são sons provenientes da orelha interna produzidos pelas células da cóclea (órgão da audição) de forma espontânea ou em resposta a um estímulo sonoro. Esses sons podem ser captados e analisados a fim de indicar como está o funcionamento do ouvido.

O teste da orelhinha é o exame que capta os sinais que vêm do ouvido do paciente após este ser estimulado por um som específico.

O exame é rápido, não invasivo e não causa dor. Pode ser realizado em pacientes de todas as idades, mas é geralmente feito em crianças recém nascidas e representa uma ferramenta fundamental e indispensável na avaliação objetiva das deficiências auditivas.

O teste da orelhinha permite descobrir de forma precoce a perda auditiva em bebês, possibilitando a intervenção e o tratamento desde muito cedo.

Como é feito o teste:

Para o registro das Emissões Otoacústicas é introduzida uma pequena sonda na orelha da criança (na entrada do canal auditivo). Essa sonda emite um som em determinada intensidade e freqüência. Quando ocorre função auditiva o ouvido envia outro som (as esmissões otoacústicas) que é captado pela mesma sonda e analisado em seguida.

A condição ideal para a realização do exame é que este seja em ambiente silencioso e que o paciente permaneça quieto.

É aconselhável que os bebês estejam dormindo a fim de evitar que o choro, a sucção ou mesmo pequenos movimentos da criança prejudiquem a captação das respostas.