O que é sinusite ?

A Sinusite é uma doença com base inflamatória, infecciosa e/ou alérgica que pode ocorrer tanto no adulto quanto na criança, que acomete as cavidades ligadas ao nariz. Essas cavidades podem ser afetadas por um agente agressor de origem viral, microbiana ou alérgica, causando edema (inchaço) da mucosa nasal.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE SINUSITES ?

As Sinusites podem ser agudas e crônicas. A Sinusite aguda tem duração inferior a quatro semanas, e a crônica que dura muito mais tempo. A sinusite aguda geralmente começa como um resfriado, que depois se instala no local uma infecção bacteriana. Alergias, poluentes, problemas nasais e certas doenças, também podem causar a sinusite.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS FATORES QUE PREDISPÕEM A SINUSITE ?

As condições mais comuns que estão associadas são as rinites alérgicas ou não alérgicas, pólipos nasais, obstrução mecânica e anatômica (desvio de septos nasais, hipertrofia da mucosa dos cornetos, defeitos congênitos).

Outras causas incluem a inflamação decorrente de um vírus, fungo ou uma bactéria, refluxo gastroesofágico, fumo e outras exposições ambientais, deficiências imunológicas, genéticas e doença respiratória exacerbada.

QUAIS SÃO OS TRATAMENTOS EXISTENTES ?

• Higiene nasal: soro fisiológico;
• Medicamentos tópicos nasais;
• Medicamentos orais (antibióticos, corticosteróides, anti-histamínicos, etc);
• Cirurgia.

QUANDO A CIRURGIA É INDICADA ?

Nos casos recidivantes e resistentes à terapia medicamentosa ou complicações do quadro.

RECOMENDAÇÕES GERAIS:

• Beba uma boa quantidade de água diariamente;
• Evite as mudanças bruscas de temperatura;
• Tente eliminar suavemente o acúmulo de muco do nariz;
• Evite a fumaça de cigarros, queimadas, etc;
• Acompanhe com seu médico atentamente se você possui um ou mais fatores de predisposição como rinites alérgicas ou não alérgicas, pólipos e exposições ambientais;
• Nunca abandone o tratamento prescrito por seu médico;
• Caso você perceba que não está melhorando de sua enfermidade, retorne a nova consulta para esclarecer suas dúvidas com o médico Otorrinolaringologista.